Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Prefeitura de Jataúba inaugura Centro de Testagem e Triagem para Covid-19



A Prefeitura de Jataúba, no Agreste Pernambucano, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta sexta-feira (30/04), o Centro Municipal triagem e Testagem da Covid-19. O novo espaço de saúde está instalado ao lado da unidade Mista Ana Argemira da Silva e vai funcionar no horário de atendimento das 8h às 19h. O novo espaço contará com uma área ampla na sala de recepção, um consultório médico, uma sala de teste para RT-PCR ( Swab) e realização de vários exames laboratoriais, 04 leitos de observação caso necessário esperar ou uso de alguma medicação, além de medico, técnico de enfermagem e enfermeiro.

A prefeita Drª Cátia falou que “Este ato de hoje é mais uma etapa de um planejamento que foi feito, encontramos um hospital que tinha centralização de todas as ações de saúde. Começamos o planejamento de tirar todo serviço ambulatorial de dentro do hospital, vivemos um momento diferente, criamos um centro para o covid com muita responsabilidade e um lugar planejado para que os profissionais trabalhassem com segurança e que os pacientes que la se encontram tivessem um atendimento a altura. A responsabilidade com a saúde é grande, a gente tem tratado a saúde com responsabilidade aqui em Jataúba, e agora o hospital ganha mais um trunfo, aqui vai ser o centro de testagem e triagem dos problemas que pode ser covid, a população vai ser orientada. O hospital vai ser só urgência e emergência, vai ter atendimento mais rápido e primoroso. A saúde está sendo tratada com responsabilidade, não eu, é uma equipe. Hoje posso dizer a vocês, a população de Jataúba que sai ganhando, esta equipe toda está de parabéns, todo mundo desempenhando suas funções com responsabilidade e vamos avançando.

Isto é só o inicio do que estamos planejando para a saúde de Jataúba, nosso bloco cirúrgico será construído. Nossos esforços em busca de vacinas continuam, todo mundo se Deus quiser vai ser vacinados, vamos continua usando máscaras e álcool em gel, respeitando o distanciamento social e tenho certeza mais vidas serão preservadas.”

A capacidade diária é de 50 RT-PCR (Swab) e 50 testes rápidos. Por mês, a expectativa é atender 1500 RT-PCR e 1500 testes rápidos. As entregas dos resultados dos exames serão no mesmo local. Este novo espaço de combate ao Covid-19 vai intensificar a testagem, por isto a secretaria municipal de saúde está ampliando os serviços e trabalhando fortemente. O secretário de saúde Dr. Adalmyr Holanda, falou dos avanços da saúde “tenho alegria imersa de entregar o primeiro centro de testagem do polo de confecções que vai direcionar o fluxo de covid e diminuir infecções cruzadas do coronavírus. Toda triagem e medicações serão realizadas aqui. Em pouco tempo de gestão menos de 120 dias estamos fazendo muito e Jataúba só ganha, entre algumas ações: antes o hospital só tinha um médico, hoje temos dois médicos em atendimento no hospital e o laboratório funcionando de domingo a domingo. O Anexo Covid só existia 04 leitos, hoje temos oito leitos e uma sala vermelha que causa inveja, com médicos , enfermeiros , técnicos, psicólogo e fisioterapeuta respiratório que nunca existiu, a farmácia central dentro do hospital, o Centro de Especialidades em Saúde (CES) com neurologista, Cirurgião vascular, e aumentamos o número de ultrassonografias. Os PSF's estão com médicos três dias em atendimento, já o CAPS nós realocamos, que antes era numa garagem e hoje está com uma nova estrutura. Intensificamos a presença de médicos na zona rural. É muita coisa para pouco tempo. A mudança é agora, e a Senhora - prefeita Drª Cátia - está no caminho certo com amor, saúde, educação, respeito e responsabilidade. Peço ao povo de Jataúba que continue usando máscara, usando álcool em gel e juntos vamos vencer o covid”.



ASCOM Sec. de Saúde - Jataúba/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário