Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Raquel Lyra aparece entre os governadores com maior desaprovação no país, aponta Atlas/Intel


Um levantamento nacional divulgado pelo Instituto Atlas/Intel nesta semana revelou o Ranking dos Governadores Brasileiros de 2025. Os dados apontam um cenário desafiador para a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que figura entre os gestores com os índices de aprovação mais baixos do Brasil e do Nordeste.

Números em Pernambuco

De acordo com a pesquisa, a gestão de Raquel Lyra apresenta os seguintes indicadores:

Desaprovação: 55%
Aprovação: 33%
Não sabem: 12%

No ranking geral, que avalia os 27 governadores das unidades federativas, Raquel ocupa a 25ª posição. No recorte regional, ela aparece como a governadora mais desaprovada do Nordeste, ocupando o 3º pior lugar na avaliação entre os nove estados da região.

Metodologia

O instituto entrevistou 200.980 pessoas em todo o território nacional entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro, utilizando recrutamento digital aleatório. Em Pernambuco, o tamanho da amostra foi de 8.639 entrevistados. O levantamento possui um nível de confiança de 95%.

A maioria dos entrevistados classificou a atual administração como “regular”. Os dados surgem em um momento em que a governadora intensifica agendas de entregas no interior, incluindo a visita programada a Santa Cruz do Capibaribe no final deste mês.

Homem é assassinado a tiros em estrada vicinal no distrito de São Domingos


Um homem de 38 anos, identificado como Valderley José da Silva, foi morto a tiros na noite do domingo (21) em uma estrada de terra que dá acesso ao sítio Barrinha, no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. A vítima transitava pelo local em uma bicicleta quando foi atingida pelos disparos de arma de fogo.


De acordo com as informações colhidas no local, Valderley havia deixado o sistema prisional há aproximadamente dois meses, após cumprir pena pelo crime de tráfico de drogas. Relatos indicam ainda que a vítima teria se envolvido recentemente em uma briga com uso de arma branca em um bar no bairro São Miguel.


Familiares informaram às autoridades policiais que o homem apresentava comportamento apreensivo nos últimos dias. Segundo os relatos, ele chegou a mencionar que estaria sendo seguido por desconhecidos.

A Polícia Militar realizou o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada dos peritos. A Polícia Civil de Pernambuco assumiu a responsabilidade pelas investigações para identificar a autoria e a motivação do homicídio. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.

Blog da Polo

Paraná Pesquisas: João Campos lidera disputa pelo Governo de Pernambuco com 53,1%


Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (22), indica que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), mantém a liderança nas intenções de voto para a eleição ao Governo de Pernambuco em 2026. O estudo aponta que, no principal cenário estimulado, Campos aparece com 53,1%, seguido pela governadora Raquel Lyra (PSD), que registra 31%.

Na comparação com o levantamento anterior, realizado em agosto, os números mostram uma oscilação na distância entre os dois principais nomes. Naquela ocasião, João Campos detinha 57% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra aparecia com 24%. No cenário atual de dezembro, outros nomes citados na pesquisa estimulada incluem Eduardo Moura (Novo), com 3,9%, e Ivan Moraes (PSOL), com 0,9%. Eleitores que não sabem ou não opinaram somam 4,7%, enquanto brancos e nulos representam 6,5%.

No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, João Campos lidera com 23,6%, seguido por Raquel Lyra com 17,8%. Eduardo Moura aparece com 0,4%, e outros nomes somam 0,9%. Neste modelo, o índice de eleitores que não souberam ou não opinaram é de 52,1%, e os votos brancos e nulos atingem 5,3%.

O Instituto também testou um cenário de confronto direto entre o prefeito e a governadora. Nessa simulação, João Campos atinge 55,1% contra 33,8% de Raquel Lyra. Os eleitores que não sabem ou não opinaram totalizam 5,0%, e os votos em branco ou nulo somam 6,2%.

A pesquisa ouviu 1.502 pessoas em 61 municípios do estado entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95%, com uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Após denúncias, polícia e GCM detêm suspeito e apreendem arma na zona rural de Jataúba


Um homem foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe após denúncias de que estaria armado e fazendo ameaças de morte no município de Jataúba. A ocorrência foi registrada na Rua 3, no bairro Cohab, e contou com a atuação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Segundo as informações repassadas às autoridades, o suspeito estaria em um bar conhecido como “Bar de Bim”, ingerindo bebida alcoólica e portando uma arma de fogo, além de supostamente possuir um rifle. Ainda conforme as denúncias, ele estaria ameaçando um desafeto, afirmando que iria matá-lo. Relatos também indicam que, na última sexta-feira, o homem esteve no mesmo bar armado e, ao perceber a aproximação da Guarda Municipal, tentou fugir, caiu durante a fuga e teria perdido a arma naquele momento.

De posse dessas informações, as equipes se deslocaram até a residência do suspeito. Ao perceber a chegada das viaturas, o homem, que estava na calçada, tentou fugir correndo e pulando muros de residências vizinhas, mas foi alcançado e contido pelos agentes.

Durante a abordagem, familiares se aproximaram e, após explicações, autorizaram a realização de buscas no interior da residência. Questionado, o suspeito confirmou que anteriormente estava armado, mas alegou ter perdido a arma entre a sexta-feira e o sábado durante a fuga. Ele afirmou ainda possuir apenas um simulacro, que estaria escondido sobre o telhado da casa. Sobre o suposto rifle, negou a posse, mas informou que havia uma espingarda escondida na zona rural, na localidade conhecida como Açucena.

As equipes se deslocaram até o local indicado, onde o suspeito mostrou uma área com pedras. No local, a espingarda foi encontrada escondida dentro de uma lona. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para a adoção das medidas cabíveis.

Blog Santa Cruz Online

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Balanço das ultimas 24 horas: advogado morre em confronto com a polícia no Recife; homem e adolescente são baleados em Caruaru

Foto: Marina Torres/DP

Registrados 7 homicídios nessa terça-feira (16) em Pernambuco. Os crimes aconteceram em Petrolina, no Sertão, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e cinco no Recife. São 135 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.978 pessoas.

No Recife, um advogado morreu após entrar em confronto com policiais, no bairro de Santo Amaro. Fernando Ribeiro da Costa, de 55 anos, era alvo de um mandado de busca e apreensão por violência doméstica contra uma ex-companheira. O advogado faleceu quando estava sendo levado para um hospital.

Em Caruaru, aconteceu uma tentativa de homicídio na Vila do Aeroporto. O ex-presidiário Bruno Henrique Pereira da Silva Domingos, de 29 anos, foi baleado e socorrido para o Hospital Regional do Agreste. Um adolescente de 13 anos foi atingido por uma bala perdida, socorrido para a UPA da Boa Vista e transferido para o HRA. O crime foi praticado por dois homens em uma moto. 

Por Helenivaldo Pereira Liberdade FM

Tribunal do Júri condena homem a 32 anos de prisão por assassinato da sobrinha bebê em Altinho


O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de reclusão pelo assassinato da própria sobrinha, uma bebê de apenas 9 meses, no município de Altinho, no Agreste de Pernambuco.

O crime, que chocou o município, ocorreu durante a madrugada de setembro de 2019 na residência da família. A vítima foi identificada como Ágata Lorena Marques de Jesus, que completaria 9 meses de idade no dia 26 de setembro.

Detalhes do crime e julgamento

O tio, que fazia uso de medicação controlada e estava com o estado psíquico alterado (e sem tomar os remédios na época do crime), chegou à casa de forma agressiva, quebrando móveis. Com medo, os outros moradores deixaram a residência, mas a bebê permaneceu no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar tentaram negociar a libertação da bebê, mas, ao entrarem no imóvel, ela já havia sido encontrada morta. A perícia apontou que a criança morreu após sofrer estrangulamento, agressões e golpes de faca, sendo degolada pelo próprio tio.

Decisão dos jurados

Os jurados da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital rejeitaram a tese da defesa de incapacidade mental e entenderam que houve homicídio com duas agravantes: uso de extrema crueldade e impossibilidade de defesa da vítima.

Sentença e Pena: O juiz fixou a pena em 32 anos de reclusão. A pena inicial de 18 anos foi aumentada devido a agravantes como reincidência, a impossibilidade de defesa da vítima e o fato de o crime ter sido cometido contra menor de 14 anos.

Prisão imediata

Erick Ramon, que já estava preso desde setembro de 2019, teve sua prisão imediata determinada pelo juiz, sem direito de recorrer em liberdade, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele permanecerá no sistema prisional em regime fechado.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Nota de utilidade publica.


Maria Aparecida de Queiroz, Oficiala do Registro de Imóveis de Jataúba-PE, faz saber a todos quantos virem o presente edital ou dele conhecimento tiverem e a quem possa interessar, que se encontra em trâmite neste Cartório, para fins de Registro de Usucapião Extraordinária do domínio útil de uma casa localizada na rua Zacarias Jose de Melo N°230, Centro de Jataúba-PE.

Jovem é esfaqueado ao tentar separar briga e morre em São Domingos


Um jovem identificado como José Amaro da Silva Neto, de 24 anos, morreu na madrugada deste domingo (14) após ser esfaqueado na Vila Augusta, no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus.

De acordo com informações de populares, a vítima estava próxima a um bar na comunidade conhecido como “inferninho”, quando ocorreu uma discussão. Ao tentar intervir para separar os envolvidos na briga, José Amaro foi atingido por um golpe de faca no pescoço.

Foto: Ademilton Silva

A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Teófilo Sales Asfora, no distrito de São Domingos, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade de saúde. A morte da vítima foi constatada por volta das 4h30.

A autoria do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil investiga o caso.

Culto em celebração ao Dia da Bíblia acontece nesta terça-feira (16)


Nesta terça-feira, 16 de dezembro, a partir das 19h, acontecerá um culto especial em celebração ao Dia da Bíblia, reunindo fiéis para um momento de louvor, adoração e reflexão na Palavra de Deus.

O culto contará com a participação de cantores convidados, e a ministração da Palavra ficará a cargo do Evangelista Ericson Silva. A programação será realizada às margens da PE-160, em frente à Pizzaria Big Pizza, local escolhido para este grande momento de fé e comunhão.

A direção do culto está sob a responsabilidade do Missionário Geazi Antonio, que convida toda a comunidade a participar dessa noite especial dedicada à exaltação da Palavra de Deus.

12 pessoas são assassinadas em Pernambuco durante as ultimas 24 horas

 DHPP – Foto: DP

A semana começou marcada pela violência em Pernambuco. Foram registrados 12 homicídios nessa segunda-feira (16). São 128 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.971 pessoas.

Em Santa Cruz do Capibaribe, um jovem foi assassinado a tiros no bairro Oscarzão. De acordo com a polícia, Eliedson da Silva Almeida, de 20 anos, tinha envolvimento com roubo de motos.

Em Brejo da Madre de Deus, o mecânico Marcos Roberto Lima, de 40 anos, conhecido como Marquinhos, foi assassinado a tiros no distrito de Fazenda Nova. O crime aconteceu próximo do local de trabalho da vítima.

Em São Bento do Una, também no Agreste, um homem identificado como José Luiz da Silva Filho, de 30 anos, foi morto a tiros dentro de um bar.

Os corpos dessas vítimas da violência na região foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Por Helenivaldo Pereira liberdade.com.br/

Vídeo: Festa de alunos de escola particular no Recife termina com brigas e agressões por conta de música


Confusão envolveu pais de alunos na festa (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma confusão marcou a festa de formatura do 3º ano do ensino médio de um colégio particular do Recife, realizada na noite da última sexta-feira (12), em Olinda. O episódio ocorreu durante o baile dos alunos do Colégio Madre de Deus, no Classic Hall, no bairro de Salgadinho, e terminou em tumulto generalizado.

De acordo com relatos preliminares, a briga começou após o pai de um dos estudantes tentar interromper a apresentação do DJ, alegando que a música executada naquele momento era inadequada para o evento. A atitude provocou reação dos formandos e acabou desencadeando o confronto.

Vídeos que circulam nas redes sociais registram momentos de tumulto, com pessoas se empurrando e outras arremessando copos com bebidas. As imagens mostram ainda uma jovem arrastando mesas e cadeiras, o que ampliou a confusão no local.


Em outro trecho das imagens, uma mãe afirma que a música faz apologia à prostituição e questiona a adequação da letra para um evento com menores de idade. “Minha filha é menor de idade. Você acha certo?”, diz.

Durante o tumulto, estudantes derrubam uma mesa e uma pessoa chega a lançar uma bebida para o alto.

Procurado, o Colégio Madre de Deus informou que não participou da organização do evento e que a festa foi realizada pela produtora Super A Formaturas. A reportagem tentou contato com a produtora responsável, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Diário de Pernambuco 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Mecânico é morto a tiros no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus


Um homicídio foi registrado na noite da segunda-feira, 15 de dezembro, no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. A vítima, um mecânico conhecido popularmente como Marquinhos, foi morto a tiros em uma área próxima ao local onde exercia suas atividades profissionais.

Segundo relatos iniciais, o crime aconteceu em um beco situado em frente a uma caixa d’água, a poucos metros da oficina de manutenção de motos e veículos onde o mecânico trabalhava. Moradores da localidade ouviram os disparos e acionaram imediatamente a Polícia Militar.

A área foi isolada pelos policiais para preservação da cena do crime até a chegada da equipe da Polícia Científica, que vai realizar a perícia. Após os procedimentos legais, o corpo deve ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Até o momento, não há informações sobre a autoria nem sobre a motivação do homicídio. As investigações seguem em andamento, e a polícia busca imagens e informações que possam contribuir para o esclarecimento do caso.

Balanço: registrados mais de 30 assassinatos no fim de semana em Pernambuco

Homicídio em Agrestina – Foto: Reprodução/Blog Adielson Galvão

Registrados 32 homicídios no fim de semana em Pernambuco. São 116 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.959 pessoas.

Em Agrestina, um homem foi assassinado a tiros na manhã do sábado (13), na Travessa Miguel Dionísio, no Loteamento Campo Novo. Leandro Lucena da Silva, de 27 anos, foi baleado na cabeça e morreu no local. Autoria do crime é desconhecida.

Em Caruaru, aconteceu uma tentativa de feminicídio. Maria Rayane da Silva Santos, de 25 anos, foi esfaqueada no bairro Salgado, socorrida para a UPA e transferida para o Hospital Regional do Agreste (HRA). O ex-companheiro da vítima, Matheus Henrique, de 26 anos, está sendo procurado pela polícia.


Por Helenivaldo Pereira 

Corpo de jovem é encontrado com marcas de tiros na zona rural de Vertentes


A Polícia Militar foi acionada na tarde da última sexta-feira (12) para investigar o corpo de um jovem encontrado com marcas de disparos de arma de fogo em uma estrada no Sítio Novo Mundo, na zona rural de Vertentes, Agreste de Pernambuco.

A equipe policial se deslocou ao local e confirmou a informação. A vítima foi identificada como Edivan Araújo Sebastião, de 16 anos. O corpo apresentava várias perfurações provocadas por disparos de arma de fogo.


No momento em que foi localizado, o jovem vestia uma camisa vermelha e uma bermuda jeans. Edivan Araújo residia na zona rural de Caruaru.

A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica, que realizaram a perícia e o levantamento cadavérico. Após os procedimentos iniciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

sábado, 13 de dezembro de 2025

Deputado Edson Vieira recebe apoio do prefeito de Sairé Gildo Dias


O deputado estadual Edson Vieira (União Brasil) recebeu, nesta sexta-feira (12), o apoio do prefeito de Sairé, Gildo Dias (PT). O anúncio foi feito durante um evento marcado pela entrega de 12 veículos destinados a fortalecer os serviços públicos e beneficiar diretamente a população do município.

“Recebo com muita alegria o apoio do prefeito Gildo Dias, uma liderança respeitada em todo o Agreste. Ele tem um trabalho reconhecido, e saber que acredita no nosso projeto nos motiva ainda mais a defender a região com firmeza e responsabilidade”, afirmou o parlamentar.



O evento contou ainda com a presença do prefeito de Surubim, Cléber Chaparral (União Brasil), articulador da parceria, além de vereadores e lideranças políticas de Sairé e de Santa Cruz do Capibaribe.

O prefeito Gildo Dias deu as boas-vindas ao deputado e ressaltou a expectativa de avanços concretos para o município.

“Seja bem-vindo a Sairé, Edson. Conheço o seu trabalho na Alepe e tenho certeza de que essa parceria trará muitos frutos para o nosso povo. Já em 2026 teremos ações resultantes do mandato do deputado. Nosso município é um verdadeiro canteiro de obras, e seguiremos avançando com o apoio de Edson Vieira”, destacou o gestor, que está em seu segundo mandato.

Gildo Dias foi reeleito prefeito de Sairé em 2024 com 6.766 votos.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Balanço: Ultimas 24 horas em Pernambuco na área policial

Foto: Reprodução

Registrados 6 homicídios nessa quinta-feira (11) em Pernambuco. Os crimes aconteceram nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Carpina, São Joaquim do Monte e São Bento do Una. São 84 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.927 pessoas.

No Litoral Sul de Pernambuco, três jovens perderam a vida em uma colisão envolvendo um carro de passeio e um caminhão, na PE-60, entre os municípios de Barreiros e São José da Coroa Grande. Com a batida, a parte dianteira do veículo pequeno ficou totalmente destruída e os ocupantes morreram presos às ferragens. A Polícia Civil investiga o caso.

Foto: PRF

Em Caruaru, a Polícia Rodoviária Federal recuperou um carro roubado e com placas clonadas, durante uma fiscalização de rotina na BR-104. Na abordagem, os policiais constataram que as placas do veículo Fiat Pulse, de cor preta, eram falsas. O motorista, um comerciante de Santa Cruz do Capibaribe, e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil.


Por Helenivaldo Pereira 

Em Pernambuco 12 cadeias públicas foram fechadas


12 cadeias públicas foram fechadas em cidades do interior de Pernambuco — Afrânio, Carnaíba, Flores, Glória de Goitá, Ibimirim, Moreilândia, Nazaré da Mata, Parnamirim, Riacho das Almas, Sertânia, Tuparetama e Vicência.

Ao todo, 113 presos, a maioria provisórios, foram transferidos para presídios do estado.

A decisão, tomada pela secretaria responsável pela administração penitenciária, provocou reação entre defensores de direitos humanos, operadores do Direito e familiares dos detentos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Deputado Edson Vieira destina R$ 100 mil para Associação dos Pequenos Agricultores do Riacho do Meio


A comunidade do Distrito Riacho do Meio, em Jataúba, recebeu uma importante notícia neste início de semana: o deputado estadual Edson Vieira destinou uma emenda no valor de R$ 100 mil para a Associação dos Pequenos Agricultores local. A informação foi anunciada durante visita de Alessandra Vieira, esposa do deputado e atual Secretária Executiva de Projetos Estratégicos da Prefeitura do Recife, que esteve representando o parlamentar na comunidade.

“Hoje estive no Distrito Riacho do Meio, em Jataúba, representando o deputado estadual Edson Vieira, para anunciar uma conquista importante para a comunidade”, disse Alessandra.

Segundo ela, o recurso chegou graças ao trabalho conjunto com o vereador Diego do Riacho do Meio, que vem atuando em prol da população da região. “Através da articulação do vereador Diego, foi destinada uma emenda de R$ 100 mil para a Associação do distrito um passo essencial para fortalecer as ações locais e garantir mais estrutura para quem vive aqui”, frisou a secretária.

Alessandra também destacou o compromisso de continuar ouvindo as demandas do Agreste e levando melhorias para cada comunidade: “Seguimos unindo forças, ouvindo as pessoas e trabalhando para que cada comunidade do Agreste tenha mais oportunidades, mais investimentos e mais resultados de verdade”, pontuou.

O vereador Diego comemorou a conquista e ressaltou a importância do recurso para os agricultores da região. “Estou muito feliz, no primeiro ano de mandato já consegui algo importante para o nosso município”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda seu compromisso com a população: “Uma coisa eu digo, estou vereador para representar a população, fiscalizando e buscando ações que possam beneficiar a nossa comunidade”.

Por fim, Diego agradeceu ao deputado pela parceria: “Quero agradecer ao deputado Edson Vieira, pela emenda, a qual sua esposa o representando, trouxe esta novidade importantíssima para os agricultores”, finalizou.

Estiveram participando deste momento, o presidente da associação, Tiago e o primeiro secretario, José João.

Blog Jataúba News

Deputado Edson Vieira participa de celebrações religiosas na região Agreste


Nesta segunda-feira (08), o deputado estadual Edson Vieira, participou de dois atos religiosos marcados pela forte demonstração de fé popular. Em Toritama, o parlamentar prestigiou a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição, evento que reúne fiéis todos os anos. Ao lado do prefeito Sérgio Colin e dos vereadores Valmir da Saúde e Doutor do São João, Edson cumprimentou moradores e recebeu o carinho dos toritamenses durante o momento religioso.


Ainda na segunda-feira, o deputado também esteve presente na missa em honra a Nossa Senhora da Conceição, realizada no distrito de Gravatá do Ibiapina, em Taquaritinga do Norte. Edson participou ao lado dos ex-prefeitos Evilásio Araújo, Zeca Coelho e Erivaldo Araújo, além de Jobson de Internet e Ronilson. A celebração também contou com a presença de Alessandra Vieira e do vereador de Santa Cruz do Capibaribe, Nailson Ramos.

“É sempre especial prestigiar momentos de fé e devoção. Estar presente nas cidades e junto das pessoas renova nossa esperança e fortalece nossos laços com cada comunidade”, finalizou o deputado .

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Vereador Diego do Riacho do Meio questiona ausência de gerador no Hospital HPP Ana Agemira Correia


O vereador Diego do Riacho do Meio utilizou suas redes sociais nesta semana para denunciar a ausência do gerador de energia do Hospital HPP Ana Agemira Correia, em Jataúba. Segundo o parlamentar, moradores o procuraram informando que o equipamento não se encontrava na unidade, o que motivou a visita do vereador ao local.

Em vídeo publicado, Diego afirmou: “Estou aqui em frente ao Hospital Municipal de Jataúba, onde recebi uma denúncia da população, que o gerador do hospital não se encontra. Foi tirado para um conserto e até então não voltou.”

Durante a gravação, ele cobrou explicações da gestão municipal: “Quero saber da Sra. prefeita quando é que vai voltar esse gerador? Se já está consertado? Ou onde está esse gerador do hospital?”

 

O vereador mostrou imagens do local onde o equipamento deveria estar instalado e confirmou a ausência do mesmo: “Como vocês podem ver, fui até o local e o mesmo não está onde deveria estar.”

 

Durante o seu inspecionamento, um funcionário do hospital relatou que, quando ocorre queda de energia, não há alternativa, restando apenas aguardar o restabelecimento normal da rede elétrica, situação que pode comprometer atendimentos e o funcionamento de equipamentos essenciais.

A denúncia levantou preocupação entre os moradores, que esperam esclarecimentos da gestão municipal sobre o paradeiro do gerador e o prazo para seu retorno ao hospital.

Até o momento, não houve manifestação oficial da Prefeitura sobre o caso.




João Campos tem 45% e Raquel Lyra tem 38% na disputa pelo Governo de PE, diz pesquisa Conecta


Prefeito do Recife, João Campos (PSB), e governadora do Estado, Raquel Lyra (PSD) (Foto: Reprodução/Blog Dantas Barreto)

A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, realizada pela Conecta Pesquisas em parceria com o Instituto OPINDATA, entre 1 e 5 de dezembro de 2025, trouxe novos dados sobre a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. O levantamento, com base em 10 mil entrevistas online, foi divulgado com exclusividade no site do jornalista Jamildo.

De acordo com o levantamento estimulado (quando o eleitor escolhe entre uma lista de candidatos previamente apresentada), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece com 45% das intenções de voto. A atual governadora, Raquel Lyra (PSD), marca 38%, resultando em uma vantagem de 7 pontos percentuais para João Campos. A margem de erro é de 0,98 ponto percentual, o que indica que a disputa permanece competitiva e há chances reais de segundo turno.

Conforme avalia a pesquisa, a forte concentração de intenções sugere que a eleição dificilmente será decidida já no primeiro turno, apontando para a possibilidade de um confronto direto entre candidatos. Esse cenário é reforçado pela pequena distância entre os dois líderes no levantamento.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre João Campos e Raquel Lyra. Nesse cenário hipotético, João Campos alcança 46% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 43%. A diferença de 3 pontos percentuais entre os dois candidatos está dentro da margem de erro e caracteriza um empate técnico.

Esse resultado aponta para uma disputa acirrada, com mobilização intensa de eleitores, pois qualquer oscilação ou evento durante a campanha pode influenciar decisivamente o desfecho da eleição. A proximidade dos números demonstra que ambos os candidatos terão que trabalhar fortemente a favor da adesão dos indecisos e engajamento dos seus eleitores.

Com os dados em mãos, o ambiente eleitoral em Pernambuco se consolida como uma disputa aberta e disputada, o que coloca pressão sobre as campanhas para definir estratégias sólidas, capturar a atenção do eleitor e garantir mobilização nas semanas que antecedem a eleição.

Diario de Pernambuco

Balanço: 25 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco

Duplo homicídio em Vitória de Santo Antão – Foto: Reprodução/WhatsApp

Registrados 25 homicídios no fim de semana em Pernambuco. Entre as vítimas, duas mulheres. São 57 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.900 pessoas.

Em Caruaru, um jovem foi assassinado a tiros na madrugada de sábado (06), Na Vila Cipó, às margens da BR-232. Ramon Farias Duarte, de 24 anos, trabalhava como servente de pedreiro e morava na localidade. Ele estava bebendo com um amigo embaixo de uma árvore, quando dois homens chegaram em uma moto e atiraram várias vezes. O amigo dele conseguiu correr e pulou uma cerca de arame.

No Recife, aconteceu um duplo homicídio no bairro da Torre, na tarde deste domingo (07). Emilly Mirella Revoredo Sales, de 19 anos, morreu no local. Já Guilherme Luiz da Silva Araújo, de 20 anos, faleceu no hospital. Homens em um carro branco chegaram ao local e atiraram contra o casal.

Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, também aconteceu um duplo homicídio. Jackson da Silva Nascimento e Joelma Bezerra da Silva foram mortos a tiros na Avenida Maria Amália. As vítimas eram moradores de rua.

No Agreste, além de Caruaru, foram registrados homicídios no fim de semana nos municípios de Bonito, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Pesqueira e Poção.

Por Helenivaldo Pereira

domingo, 7 de dezembro de 2025

Moradores de Jataúba reclamam de atraso na coleta de lixo há quatro dias


Moradores da cidade de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, estão enfrentando transtornos por conta do atraso na coleta de lixo, que já soma quatro dias sem regularidade em diversas localidades da cidade. A situação tem gerado revolta e preocupação com a saúde pública.


Na noite deste domingo, a nossa redação recebeu várias mensagens e fotos enviadas por internautas, mostrando o acúmulo de lixo em diferentes localidades da cidade. As imagens revelam sacos de lixo espalhados pelas ruas, calçadas tomadas por resíduos e mau cheiro, causando incômodo à população.


“Além do mau cheiro, temos medo de doenças, porque aparecem ratos, baratas e mosquitos. A gente paga nossos impostos e quer apenas um serviço básico funcionando”, desabafou uma moradora.


Com o acúmulo de lixo, cresce também o risco de proliferação do mosquito da dengue e outras doenças.


Até o fechamento desta matéria, não houve um posicionamento oficial da Prefeitura ou da Secretaria responsável pela limpeza urbana sobre os motivos do atraso nem sobre quando a coleta será normalizada.

O espaço segue aberto para que os responsáveis possam se pronunciar e esclarecer à população as medidas que estão sendo adotadas para resolver o problema.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Balanço: casal é assassinado a facadas em Chã Grande e jovem é morto a tiros em Pesqueira

IML do Recife – Foto: Nivaldo Fran

Registrados 6 homicídios nessa sexta-feira (05) em Pernambuco. São 38 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.881 pessoas.

Em Pesqueira, no Agreste, um jovem foi assassinado a tiros na rodovia estadual PE-197. Abel Ribeiro dos Santos, de 24 anos, conduzia uma moto quando foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.

Em Belo Jardim, também no Agreste, a vítima da violência foi um agricultor. O idoso João José dos Santos, de 65 anos, foi morto a tiros no Sítio Bitury, zona rural do município. A Polícia Civil investiga o crime.

Em Chã Grande, na Zona da Mata, aconteceu um duplo homicídio, vitimando um casal. Severino Luís dos Santos, de 54 anos, e Cláudia Maria da Silva, de 39, foram assassinados a facadas dentro de casa. A Polícia Militar prendeu em flagrante dois suspeitos, sendo um filho de Severino. A motivação teria sido a venda de uma casa.


Por Helenivaldo Pereira

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Policial suspeito de vazamento de informações morre após tentar fugir durante operação

Hospital Regional do Agreste (HRA) (Divulgação/SES-PE)

O policial militar suspeito de repassar informações sigilosas a integrantes do tráfico morreu nesta quinta-feira (4), após tentar fugir da viatura durante a Operação Eneida, deflagrada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), ele foi atingido por dois disparos feitos para contê-lo e não resistiu aos ferimentos.

A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ocorreu simultaneamente em Pernambuco e no Piauí, com foco no desmonte de uma organização criminosa ligada ao comércio ilegal de armas, drogas e ao fornecimento de informações sobre ações policiais a traficantes.

Ao todo, foram cumpridos 23 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária e 12 de busca e apreensão, principalmente nas cidades pernambucanas de Caruaru e Bezerros, além de Teresina, no Piauí.

Segundo as investigações, o grupo funcionava como distribuidor “atacadista” de entorpecentes, responsável por armazenar grandes quantidades de drogas e abastecer pontos de venda, além de organizar o fluxo de compra e manutenção de armas e munições.

Conforme o MPPE, um dos policiais detidos atuava no repasse de dados sigilosos de inteligência, alertando líderes do tráfico sobre operações em andamento.

A PMPE informou que dois policiais foram presos durante a ação, um da ativa, em Bezerros, e outro da reserva remunerada, em Caruaru. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, após exame de corpo de delito, o militar tentou fugir durante o deslocamento e foi contido com disparos que o atingiram no cotovelo e na coxa esquerda. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu.

Entre os crimes investigados estão organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal e porte de arma de fogo, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional, com penas que podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

Com o boné do MST Maduro pede apoio do povo brasileiro em português


O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, falou em português na quinta-feira (4) para pedir o apoio do povo brasileiro, enquanto os militares dos Estados Unidos anunciavam um novo ataque contra um navio suspeito de tráfico de drogas no Pacífico Leste.

"A luta continua, a vitória é nossa. Viva a unidade do povo brasileiro, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Digo-lhes toda a verdade: temos o direito à paz com soberania. Viva o Brasil", exclamou Maduro.

As Forças Armadas dos Estados Unifos informaram que mataram quatro homens em um ataque a uma embarcação suspeita de transportar drogas em águas internacionais no Pacífico Oriental, na quinta-feira.

"Informações de inteligência confirmaram que a embarcação transportava narcóticos ilícitos e estava navegando por uma rota conhecida de narcotráfico no Pacífico Oriental", afirmou o Exército dos EUA em um comunicado divulgado ainda na quinta-feira.
Fonte: CNN

Postagem em destaque

Raquel Lyra aparece entre os governadores com maior desaprovação no país, aponta Atlas/Intel

Um levantamento nacional divulgado pelo Instituto Atlas/Intel nesta semana revelou o Ranking dos Governadores Brasileiros de 2025. Os dados ...