Apoio do Blog

Apoio do Blog

domingo, 28 de dezembro de 2025

Festas de fim de ano e poluição sonora: os perigos dos fogos com barulho


As festas de final de ano como Natal e Réveillon marcadas por grandes celebrações, são momentos de alegria, empolgação e confraternização, mas trazem novamente para o debate o uso de fogos de artifícios com estampido.

O tema é sensível e preocupa famílias, profissionais da saúde e defensores da causa animal, uma vez que o uso desse tipo de artefato envolve riscos graves, especialmente para animais, idosos, crianças neurodivergentes e pacientes hospitalizados.

Entre outros pontos, a poluição sonora provocada pelos fogos de artifício causa irritabilidade, distúrbios do sono, doenças metabólicas, cardiovasculares e digestivas. Além disso, pessoas com autismo, idosos e pacientes internados também podem sofrer crises, ansiedade severa e desregulação sensorial.

No caso de pessoas com muita sensibilidade auditiva, a dica é de preparação e previsibilidade. Uma possibilidade é o uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído ou de tampões intra-auriculares que podem ser úteis para reduzir o impacto dos estalidos sonoros dos fogos.

Em cães e gatos, devido a audição mais aguçada, o barulho pode gerar estresse extremo e comportamento de fuga. Cães, gatos e aves interpretam o barulho como ameaça e, em desespero, podem se jogar de janelas, correr para as ruas e serem atropelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Festas de fim de ano e poluição sonora: os perigos dos fogos com barulho

As festas de final de ano como Natal e Réveillon marcadas por grandes celebrações, são momentos de alegria, empolgação e confraternização, m...