
Após matéria publicada no Blog do Ney Lima em relação ao protesto realizado por pipeiros na manhã da quarta-feira (26), no município de Bom Jardim, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) enviou nota informando que o pagamento referente à Operação Carro-Pipa está sendo efetuado nesta quinta-feira (27).
A manifestação dos trabalhadores ocorreu devido ao atraso nos repasses pelos serviços prestados desde dezembro de 2024. Sem receber, a categoria ameaçou suspender as atividades, o que poderia comprometer o abastecimento de água em diversas áreas atingidas pela seca em Pernambuco.
Segundo o MIDR, para viabilizar os pagamentos foi necessário um pedido de descentralização de recursos, enviado pelo ministério à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional. A solicitação foi aprovada nesta quinta-feira (27), destravando o fluxo de recursos para a operação.
A pasta explicou que o pedido de descentralização foi encaminhado à SOF no último dia 07 de fevereiro e seguiu os trâmites necessários, sendo necessário em razão da Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não ter sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.
O MIDR destacou que a fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, ultrapassou a capacidade orçamentária disponível para cobrir simultaneamente essa despesa e os custos administrativos da pasta. Com a expectativa de aprovação da LOA em março, o ministério prevê a normalização do fluxo de pagamentos.
A operação é considerada fundamental para garantir o fornecimento de água em comunidades rurais afetadas pela seca, especialmente no Nordeste.
Blog do Ney Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário