O ano de 2026 começou a mil na política de Jataúba, como diz o ditado popular. Em ano eleitoral, as movimentações costumam acontecer de forma antecipada, e uma reviravolta inesperada pegou a cidade de surpresa, movimentando intensamente os bastidores políticos do município.
O vereador Buru da Passagem do Tó e o ex-vereador Maviael de Abílio romperam com a chamada 3ª via, grupo político ligado à prefeita Dra. Cátia Ribeiro, que atualmente cumpre seu segundo mandato à frente do Executivo municipal. A decisão causou forte repercussão e já é considerada uma das maiores “bombas” políticas deste início de ano.
De acordo com as informações que circulam nos bastidores, a partir de agora Buru e Maviael devem seguir um novo alinhamento político. Ambos deverão declarar apoio, para a pre-candidata a deputada federal, à prefeita do município de Casinhas, Juliana Chaparral, nome que vem se destacando no cenário regional. Já para a disputa de deputado estadual, o nome colocado é o do próprio Maviael de Abílio, que retorna ao centro do debate político com um novo projeto.
Com esse novo cenário, Jataúba passa a vislumbrar o surgimento de uma quarta via no município, redesenhando completamente o tabuleiro político local. O rompimento enfraquece a composição atual da 3ª via e sinaliza que a eleição de 2026 deverá ser marcada por disputas intensas, novas alianças e reposicionamento de lideranças tradicionais.
A expectativa agora gira em torno dos próximos movimentos dos grupos políticos, da reação do governo municipal e de possíveis novas adesões a esse novo bloco que começa a se formar. Uma coisa é certa: a política de Jataúba promete fortes emoções nos próximos meses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário