Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Falando de Meio Ambiente: Educação Ambiental



Marcelo De Oliveira NetoBom dia a todos!

Nos dias atuais temas relacionados ao Meio Ambiente estão cada vez mais presentes, independente da classe social da população ou tamanho das cidades. Em meio a crises econômicas dinheiro jogado fora na forma de resíduos recicláveis, onde não há coleta seletiva os resíduos sólidos são destinados diretamente ao aterros sanitários ou em muito casos, como em Jataúba são jogados diretamente ainda em lixões, esses resíduos poderiam incrementar a renda familiar principalmente das famílias mais carentes.

Não adianta o Poder Público criar políticas, dar aporte financeiro, incentivos, ter ações fiscalizadoras se a sociedade não muda seus padrões culturais, vindo ao encontro dessas mudanças a Educação Ambiental tem a função de mudar esta cultura, devendo esta ser de forma continua afim de haver uma maior sensibilização da população nos diversos aspectos da preservação ambiental.

O Desenvolvimento Sustentável deve estar presente nas diversas esferas da sociedade, todos devem desenvolver uma Agenda 21 local, com objetivos e metas a serem alcançados através de ações coordenadas por pessoal capacitado.

Programas de Educação Ambiental vem sendo desenvolvidos levando a conscientização da necessidade da preservação ambiental, da transformação da sociedade em relação ao consumo sustentável e sempre procurando  despertar uma consciência ecológica.  Algumas ferramentas usadas para se conseguir estes intuitos são palestras, videos, gincanas, atividades práticas etc.

O mais importante na Educação Ambiental e sempre termos na cabeça que temos a obrigação de passar a diante tudo que aprendemos, de vivenciarmos em nossas casas esse despertar ecológico, pois a educação ambiental começa dentro de nossas casas, nunca poderemos cobrar o que não praticamos e nem devemos deixar de praticar porque meu vizinho não faz, nossa função diante da sociedade quando despertamos nossa consciência ecológica é demonstrar a sua importância a todos.

Abraços a todos


Postado por o colunista Marcelo De Oliveira Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário