Mordendo e assoprando
A leitura correta da entrevista que o governador Eduardo Campos (PSB) concedeu à revista Época é a de que adotou o jogo do morde e assopra no campo da sucessão presidencial.
Diferente da linha crítica que adotou na também longa entrevista ao Estadão, disparando petardos contra a política econômica, na Época suas palavras entoaram como uma melodia suave aos ouvidos da presidente Dilma.
Nunca se viu tamanha docilidade! Eduardo não apenas negou por três vezes, feito Judas, que não seria candidato como também antecipou que estará com Dilma, para o que der e vier. Dá para acreditar? Evidentemente que não.
Eduardo é ninja, candidatíssimo a presidente da República. O jogo dele – inteligente, diga-se de passagem – está muito claro. Ao massagear o ego de Dilma, evita que o Estado seja retaliado, que escasseiem os recursos e as benevolências da União.
O governador precisa de parcerias com o Governo Federal para acabar a sua gestão de oito anos e ao mesmo tempo ajudar o prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio, a decolar.
Na sua largada, onde herdará terra devastada e um terrível abacaxi dos 12 anos de PT, o fiel escudeiro do governador está, na verdade, refém da boa vontade do Planalto.
Eduardo já fez a sua marca e imagem de bom gestor, mas precisa de Dilma para fazer o Recife decolar. Numa quadra de tantas dificuldades não é fácil administrar uma cidade com tamanhos desafios do Recife sem as benções e o ouro do Planalto.
BOM EXEMPLO – O colunista Ilimar Franco, do jornal O Globo, trouxe, ontem, uma informação que bate com a leitura feita por este blogueiro sobre a entrevista dada por ele a revista Época. Com o título “Salve-se quem puder”, a nota diz que os governadores Eduardo Campos, Marcelo Déda (SE) e Jaques Wagner (BA) aguardam que a presidente Dilma anuncie um socorro emergencial aos Estados para suprir a queda do Fundo de Participação dos Estados.
Barragem ameaçada -
Nepotismo em alta - Com raras exceções, os prefeitos eleitos em Pernambuco estão recheando suas equipes do primeiro escalão com familiares, de preferência para tomarem conta do cofre. E não é só aqui. Em Curitiba, o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) está colocando a irmã Eleonora Fruet na pasta de Finanças e a esposa Marcia Fruet na Secretaria de Ação Social. Tudo em família!
Imoral e ilegal - O economista Maurício Romão insiste que o aumento de R$ 9 mil para R$ 12 mil dos subsídios dos vereadores de Caruaru é ilegal, porque fere a Constituição. Foi aprovado depois das eleições municipais, contrariando o princípio da anterioridade estabelecida na emenda constitucional de número 25, do ano de 2000.
Perdeu a força -
CURTAS
QUEM TEM RAZÃO? Se ninguém estava tentando fugir, se não havia, portanto, risco à ordem, não haveria motivo para o presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinar, na sexta-feira passada, as prisões dos condenados pelo mensalão. Esta não era a tese, no entanto, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que solicitou a prisão.
GREVE – O governador Eduardo Campos pode iniciar 2013 com uma greve na área de Educação. Professores na rede estadual de ensino continuam em campanha salarial alegando que Pernambuco paga o pior salário à categoria no País. A disposição é para o enfrentamento em busca de um salário digno.
Perguntar não ofende: Mesmo sem prender os mensaleiros, Joaquim Barbosa merece aparecer ao lado de Dilma como personalidade do ano?
'Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio'. (Provérbios 19:20)
|
Apoio do Blog

Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Coluna da segunda-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Vereador Diego do Riacho do Meio destaca Importância da Participação Cidadã em Audiência Pública
O vereador Diego do Riacho do Meio tem se destacado em seu primeiro mandato, utilizando a tribuna da câmara para representar a população e m...


Nenhum comentário:
Postar um comentário