Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Seca aumenta em 37% os custos com alimentos




A seca deve continuar aumentando o custo dos alimentos, que já acumulam alta de 37,77% nos últimos 12 meses, bem superior à média de aumento de todos os produtos e serviços (10,19%), conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme). O período de início de plantio está passando e os produtores rurais estão perdendo a expectativa que as chuvas encerrem a maior seca das últimas décadas. Enquanto isso, fornecedores em atacado no Estado acreditam que o encarecimento deve continuar porque já buscaram outros locais para comprar frutas, verduras e cereais e a oferta continua sendo reduzida.


De acordo com o economista do Ideme, Geraldo Lopes, a diminuição da oferta dos produtos, causada pela seca, teve como consequência direta a elevação no nível da inflação. Ele esclareceu que o custo ficou ainda maior porque, para suprir essa pouca oferta local, foi trazida produção de outras regiões, que também é cara, já que há incidência de custos com frete.


"Os preços dos alimentos nos últimos meses contribuíram com o aumento do custo de vida em João Pessoa, na região Nordeste e no Brasil. No ano de 2012, foi registrada a pior seca dos últimos 50 anos na Paraíba, no Nordeste e até mesmo em algumas regiões do Brasil. Dessa forma, a oferta de produtos destinados à alimentação foi reduzida em todo ano de 2012 e nos primeiros meses de 2013”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário