Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dilma abre 22 pontos sobre Marina Silva, diz Ibope




Em março, Dilma chegou a 58% de intenções de voto, segundo o Ibope. Em julho, despencou para 30%. Agora, recuperou um terço dos eleitores (Foto: Wilson Dias/ABr)

A presidente Dilma Rousseff (PT) abriu 22 pontos sobre a segunda colocada, a ex-senadora Marina Silva (sem partido), na corrida presidencial, de acordo com pesquisa nacional Ibope realizada em parceria com o jornal Estado de S. Paulo. A diferença era de oito pontos no mês de julho, mas, desde então, a petista cresceu em ambos os cenários de primeiro turno estimulados pelo Ibope, enquanto Marina – que corre contra o tempo para criar o Rede Sustentabilidade – perdeu seis pontos, se distanciando de Dilma e ficando mais ameaçada pelos outros candidatos.

O estudo mostra que no cenário que tem o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) como candidato do PSDB, a petista cresceu de 30% para 38% nos dois últimos meses. E Marina caiu, ao mesmo tempo, de 22% para 16%. Aécio oscilou de 13% para 11%, enquanto o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), caiu de 5% para 4%. O estudo mostra ainda que a taxa de eleitores sem um nome definido continua alta e atinge os 31% (dos quais, 15% dizem que votarão em branco ou anularão, e 16% não sabem responder).

Com José Serra como candidato do PSDB o cenário não muda muito. A presidente da República tem 37%, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Além disso, nessa hipótese, 30% não têm candidato. De acordo com a publicação, não há cenário idêntico a esse em pesquisa anterior do Ibope para ser comparado.

Nos dois cenários, a petista tem intenção de voto superior à soma de seus três adversários. São 37% contra 32% (cenário Serra) e 38% contra 31% (cenário Aécio). Segundo os dados, isso mostra chance de vitória no primeiro turno. No entanto, pondera a publicação, convém lembrar que quase 1 em 3 eleitores não tem candidato e ainda falta um ano para as eleições de 2014.

O instituto fez a pesquisa entre os dias 12 e 16 de setembro, em todas as regiões do País e foram entrevistados 2.002 eleitores. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.

Em relação ao segundo turno, na simulação entre as duas, Dilma venceria Marina por 43% a 26%, se a eleição fosse hoje. No mês de julho, Dilma e Marina estavam tecnicamente empatadas em 35% a 34%, respectivamente.

De acordo com as simulações do instituto, se o candidato do PSDB for Aécio ou Serra, tanto faz. Se a eleição fosse hoje, Dilma venceria ambos por 45% a 21% num segundo turno. Contra o governador Eduardo Campos, seria 46% a 14%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário