Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Amostra Cultural da Escola Paraíso do Saber foi um sucesso



A Escola Paraíso do Saber realizou mais uma vez sua Amostra Cultural com o tema “ Consumo Exagerado”. Há três anos esse trabalho vem sendo desenvolvido na Escola com o intuito de levantar questionamentos necessários ao senso crítico dos Estudantes, pois se buscou provocar a discussão de realidades gritantes na sociedade como a reflexão do que de fato necessitamos para uma vida saudável.



Pensar sobre o consumismo em excesso é analisar a atitude de cada um diante do planeta, pois tudo que fazemos traz uma consequência grandiosa ao universo, tanto positivamente quanto para a destruição do mesmo.



A Escola na contemporaneidade deve levar os educandos a responsabilidade de posicionarem-se como cidadãos modificadores contribuintes de um mundo melhor hoje por uma amanhã promissor. O trabalho perpassou por todos os estudantes através das sequências didáticas vivenciadas em cada nível de escolaridade.


Partindo da reflexão de que as crianças hoje, diante da necessidade dos pais em se ausentarem para trabalhar, vivenciam práticas consumistas em “eletrônicos” para ocuparem seus filhos, a necessidade de cantarem cantigas com prazer e alegria.



Analisamos os brinquedos e brincadeiras das crianças hoje, quanto consumismo e carência de criatividade. Pensamentos foram desenvolvidos em relação aos alimentos que consumimos exageradamente e os males causados.



A fantasia trouxe-nos uma reflexão sobre o quanto compramos sem necessidade e sobre a energia que utilizamos diariamente sem cautela. Imaginar o planeta sem seu bem mais precioso “água” foi de grande ênfase diante da realidade que vive a região Nordeste.



O consumo excessivo da falta de diálogo familiar esteve presente na representação teatral , enquanto as práticas de reciclar e reaproveitar foram vivenciadas na reconstrução de “coisas velhas” –“ lixo” em objetos criativos e bonitos. Pesquisar alternativas para uma vida sustentável , desde a moradia e a qualidade musical despertou para uma mudança de postura em cada um.



O consumo exagerado Você vai evitar
Compre só o necessário
Para não desperdiçar
O Paraíso do Saber
Hoje vai lhe orientar 

Ana Flávia





















Texto Ana Flávia 
Fotos e reportagem de Ruy Siqueira para o Blog Jataúba News.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se todas as escolas do nosso municipio tivesse gestores assim a educação comcerteza seria outra e de qualidade

      Excluir
  2. E muito bonito ver nossas escolas
    e professores e alunos descubrindo ..realizando
    pra nós que não tinham estes incetivel antigamente
    e muito gratificante acesser o jataubanews e ver que as escolas
    da nossa terrinha estão cada vez melhores
    e ao mesmo tempo quero aqui deixar os meus parabens
    aos repórteres do jataúbanews...(COLLAR E RUY SIQUEIRA)
    E ISTO AI PRA FRENTE JATAÚBA.....!!!!!!!

    ResponderExcluir