Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 1 de dezembro de 2012

PIB decepciona


O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre deste ano mais uma vez surpreendeu. E não foi um dado positivo. Foi pior do que se esperava. No período, o Brasil cresceu, apenas, 0,6%, segundo dados do IBGE. O resultado caiu como um banho de água fria para o Governo Federal, que esperava um resultado na faixa de, pelo menos, 1,2%, o que marcaria o início de uma recuperação econômica. No mercado financeiro, a expectativa variava entre 1% e 1,3%. Ninguém acertou.
A surpresa ficou com o setor de serviços, que teve resultado nulo entre julho e setembro. O segmento responde por 60% do PIB, o que faz o efeito do desempenho do período ser mais intenso. E o pior é que a péssima performance do setor é reflexo das medidas emergenciais anunciadas pelo governo. Pois é, ao estimular o consumo, as ações do governo acabaram gerando um maior endividamento dos brasileiros. Com mais dívidas, os consumidores resolveram adiar as compras.
Mesmo surpreso com o resultado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, manteve o otimismo. “A taxa não foi tudo aquilo que esperávamos, mas estamos na direção certa”, afirmou. É uma forma de tranquilizar os brasileiros. Mas, a verdade é que a nossa economia não está tão bem quanto antes. E, se a meta de 3% de crescimento já era um sonho difícil, agora, é um objetivo de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário