Imagens do Site da Secretaria Estadual de Saúde
Governo do Estado pretende tornar Caruaru em futuro próximo transformar a cidade como o maior Polo de Saúde de todo o interior do Nordeste. O Secretário Estadual de Saúde Antônio Figueira acredita que com a chegada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco em Caruaru e a ampliação das Faculdades de Garanhuns e Serra Talhada, ele não tem dúvidas de que este sonho se transformará em realidade.
Dando início a materialização dessa possibilidade é que na última quinta-feira (24) o Governo do estado inaugurou uma nova Enfermaria com 35 leitos no Hospital Regional do Agreste, aqui em Caruaru. Agora a Unidade Hospitalar da Capital do Agreste conta com 190 leitos reservados exclusivamente para internamentos.
Secretário Antônio Figueira, Vice Prefeito Jorge Gomes e Diretor do HRA José Bezerra.
A nova Enfermaria, que fica no térreo da Unidade Hospitalar, faz parte de um conjunto de obras em execução no Hospital, que inclui: 70 leitos de ortopedia e o Posto de Coleta do Hemope.
Os investimentos totais somam mais de um milhão e setecentos mil reais investidos pelo Governo Estadual na Unidade Hospitalar que se destina ao atendimento de pacientes da região, descentralizando os serviços Hospitalares e desafogando o atendimento do Hospital da Restauração, na Capital Pernambucana.
O Secretário Antônio Figueira explica” que a nova Enfermaria inaugurada no HRA significa que poderá beneficiar até 250 internamentos por mês no Hospital Regional do Agreste. E que esse investimento de agora, já é em função da futura instalação em Caruaru da Faculdade de Medicina da UFPE. E, Medicina, é um curso que só se aprende, em serviço. E eu tenho certeza, de que o aluno da Universidade Federal que escolher Caruaru vai contar com os melhores equipamentos hospitalares possíveis, para o seu aprendizado”.
De acordo com o Secretário, o Serviço Móvel de Atendimento
de Urgência – o SAMU Regional, ganhará um reforço de 40 novas ambulâncias. O Secretário Estadual Antônio Figueira também antecipou que os Hospitais Mestre Vitalino, atualmente em construção em Caruaru e o São Sebastião em reforma, estão previstos para serem inaugurados em novembro deste ano. Já o Hospital da Mulher estará em funcionamento em 2014.
O Secretário reconhece que se depender dos equipamentos de saúde, os problemas da área, estão resolvidos, mas quanto aos médicos que atuarão nas novas Unidades “esta é uma grande dificuldade do nosso país. O Brasil tem 1.8 médicos para cada mil habitantes, já Pernambuco tem 3.2. Agora, nós temos certeza, que com o esforço que tem sido feito. Com a chegada da Faculdade de Caruaru e a ampliação das Faculdades de Garanhuns e Serra Talhada e bem como com a aquisição desses novos equipamentos, os profissionais da área de saúde, não irão atrás, apenas do salário, mas sim da condição de trabalho”. E o Secretário concluiu: “eu acho que com a chegada desses novos hospitais em Caruaru, vão atrair profissionais de Maceió, de Campina Grande, o que evidentemente transformará Caruaru, no maior Polo de Saúde de todo o interior Nordestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário