Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Psicologia na nossa vida


Do “FACE TO FACE” ao “FACE ON FACE”

Redes sociais da internet vieram para substituir muito do contato humano direto. Isto, indiscutivelmente, tem levado a muitas mudanças culturais, sociais, psicológicas, etc, etc. O sociólogo Zygmunt Bauman fala em relacionamentos líquidos, tempos líquidos, amor líquido, entre outros, quando se trata dos fenômenos sociais que perdem as características de permanência e se pautam da fluidez e descarte dos seres humanos.

O FACE TO FACE, ou cara a cara, ou olho no olho foi avaliado por uma pesquisa da Universidade Haifa, em Israel. Pessoas eram estimuladas a interagir através da internet. Alguns apenas por mensagens instantâneas, outros com uma webcam. Qual não foi a surpresa, o contato visual tornou os participantes menos ásperos e impessoais nas respostas. Os pesquisadores concluíram que o contato visual, essencial no processo de empatia, é tão determinante quanto o anonimato para o comportamento na rede.

Mais ainda, as pessoas são mais confiantes e resolvidas nas redes sociais que pessoalmente. Também se arriscam mais, como quando dizem #prontofalei em várias postagens. Os usuários das redes sociais muitas vezes perdem o bom senso e a tolerância, necessários para o convívio social. Mas, nossas relações líquidas permitem excessos e descompassos quando estamos com a “face no Face”.


Ulisses Nascimento,

Nenhum comentário:

Postar um comentário