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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dilma: "Governo Federal investe R$ 143 milhões em mobilidade"



A presidente Dilma Rousseff (PT) disse hoje (10) que o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, está investindo R$ 143 bilhões em mobilidade urbana, e afirmou que a prioridade continua a ser o transporte sobre trilhos: são R$ 33 bilhões de recursos federais destinados à construção de metrôs em nove cidades brasileiras. 'Nosso objetivo é ampliar e acelerar as obras que vão tornar o transporte coletivo mais confortável, rápido e muito mais seguro e com um preço bem acessível', ressaltou.

Dilma informou que o investimento contempla mais de 3,5 mil quilômetros em obras de transporte coletivo, que incluem metrôs, trens urbanos, monotrilhos e veículos leves sobre trilhos, além dos corredores de ônibus. “Começamos com R$ 93 bilhões e fomos aumentando os recursos em mais de R$ 50 bilhões, a partir do Pacto da Mobilidade Urbana que eu anunciei em junho do ano passado. Vamos diminuir o tempo que as pessoas perdem no trânsito e devolvemos a cada uma delas um tempo precioso de vida.”

De acordo com a presidente, o governo está priorizando o transporte sobre trilhos por ser um transporte de alta capacidade. “E, ao mesmo tempo, garante o deslocamento dos passageiros de forma muito mais rápida e segura. Não há interrupção pelo trânsito, por exemplo. É um transporte direto. Quanto maior a cidade ou quanto maior a região metropolitana, mais o transporte sobre trilho é importante.”

Dilma destacou que foram construídos ou estão em implantação em seu governo metrôs em nove cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. E lembrou, também, que o governo continua a investir em VLTs, monotrilhos, trens urbanos e aeromóveis (trens suspensos). “São R$ 14 bilhões para essas obras e, muitas delas, serão integradas aos metrôs. Isso porque integração é a palavra-chave do modelo de transporte coletivo que queremos para as nossas cidades.”

O prazo de financiamento das obras de transporte coletivo é de 30 anos, com juros de 5,5% ao ano. Estados e municípios têm quatro anos de carência, ou seja, só começam a pagar quatro anos depois.

Postado por PE mais

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